• Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Ícone
  • Vitor Soares

O que é a direção de arte no cinema?


A figurinista Colleen Atwood é responsável por parte do sombrio em Tim Burton. (Imagem: 365 Filmes)

Você sabe qual a importância da direção de arte no cinema? Muita gente não sabe o quão importante é essa função para o sucesso de um filme. Neste post, nós contaremos os principais conceitos da direção de arte, como funciona o trabalho dessa equipe e também mostrar quais as funções mais comuns no trabalho.



Captar a essência de um roteiro é uma tarefa muito complexa e que exige muitas funções. Mas você já parou para pensar que a direção de arte no cinema é uma das tarefas mais importantes em um filme?


Bom, se você veio até questionando se isso é realmente verdade ou querendo saber quais são as principais funções dessa área, você está no lugar certo.


Para essa missão, nós separamos as principais informações sobre direção de arte, sobre o profissional perfeito para essa área e quais as divisões desse trabalho.


O que faz a equipe de direção de arte no cinema?


O principal objetivo do diretor de arte é mostrar visualmente para o público as ideias do roteiro e dos personagens. Dessa forma, é essencial que essa equipe tenha em mente corretamente o que pretende o diretor do filme.


Com essa perspectiva, ele ou ela, diretor ou diretora, pode gerir uma equipe de profissionais de forma a garantir que o público consiga compreender a essência da história contada.

Nesse contexto, o profissional de direção de arte no cinema lida com uma série de situações:

  • Planejamento;

  • Orçamento para realização;

  • Gerenciamento de equipe;

  • Trabalho em sintonia com outras equipes;

A direção pode designar um diretor de arte ou também um product designer. Como resultado do seu trabalho, é possível garantir que todos os elementos visuais estejam perfeitos.


Funções do diretor de arte


A direção de arte no cinema cuida de várias etapas da produção e começa já na pré-produção e só termina na pós. Portanto, o líder de arte precisa se preparar para construir os cenários dos filmes, os figurinos, as maquiagens e até os efeitos visuais da edição final.


Nesse caminho, a equipe vai atrás de todo o equipamento necessário e inclusive cuida do aluguel das locações. Os profissionais não podem deixar de pensar na parte financeira do projeto e cuidar para não exagerar.


Assim, alguns filmes vão precisar de mais pessoas e outros de menos. Frequentemente, filmes sobre o passado precisam de mais pessoas para compor cenários e roupas antigos.

Outro fator importante é a definição das cores do filme. Afinal, todos os processos vão ser impactados essa escolha e nada vai acontecer sem isso. É preciso realizar pesquisas e entender o objetivo da direção.


Portanto, a direção de arte no cinema precisa ser conduzida por gente criativa. Só assim é que bons resultados virão. Bons profissionais nessa área são artistas e designers.


Funções dentro da direção de arte no cinema


Agora, nós listaremos uma série de funções que precisam responder à direção de arte:


Cenógrafo


O cenógrafo é sem dúvida uma peça muito importante em um filme. Sobre ele, recai função de montar os cenários nos estúdios ou nas locações. Por isso, é necessário que esse profissional encontre locais perfeitos e faça o aluguel dos locais para as filmagens.


Desse ponto de vista, o cenógrafo tem que entender estar alinhado com a direção. Só assim é que ele poderá montar tudo de forma a ajudar a contar uma história visualmente.


Figurinista


Se engana quem pensa que o figurinista é só responsável pela roupa dos personagens. A verdade mesmo é que esse profissional precisa cuidar de como o ator conta uma história de forma visual. Desse modo, é preciso que o figurinista deixe bem claro a função do personagem e sua carga emocional.


Por exemplo: Uma pessoa triste não pode usar cores vivas. Ou um monstro não pode ter um rosto fofo que dê pena. E por aí vai.


Essa função pode estar associada ao trabalho de um aderecista. Sobretudo, é necessário que ele componha o personagem além da roupa ou do traje. O aderecista tem que cuidar dos acessórios, mantê-los e até fazer adaptações de acordo com as mudanças na história.


Maquiagem


Às vezes, o figurino de um personagem está associado à sua maquiagem. Novamente, isso não tem a ver com a ideia normal sobre maquiagem: o maquiador não é o cara que passa batom ou lápis no ator.


Pelo contrário, o maquiador precisa estar atento em manter o personagem fiel ao momento da história. Em outras palavras, ele precisa criar feridas quando alguém se machuca ou, é claro, tirar uma espinha que nasceu do nada em um ator adolescente entre um dia e outro de filmagem.


O maquiador cuida ainda de criar sentimentos, aspectos e outras expressões visuais importantíssimas para a direção de arte no cinema!


Supervisão de efeitos especiais


Os efeitos especiais em um filme podem ser de dois tipos:

  • CGI - computer generated image (ou: Imagens geradas por computador);

  • Práticos

Para os CGIs, a direção de arte no cinema costuma utilizar saídas na pós-produção. Atualmente, muitos diretores fazem filmes em que o ator grava uma cena e a equipe inclui elementos na edição final. Nessa estratégia, os atores costumam realizar as cenas em um estúdio com chorma key (aquela tela verde, sabe?).


Já os efeitos práticos são aqueles físicos mesmo. Com eles, a direção costuma criar os efeitos de forma real, no estúdio ou no cenário, com explosões, tiros falsos e outras coisas assim.


Cursos para direção de arte no cinema


Uma forma bacana de aprender sobre direção de arte é fazendo cursos online de introdução. Para quem quer saber mais sobre isso, nós separamos algumas opções:


Academia Brasileira de Cinema (ABC)


A ABC tem uma série de cursos na área de cinema. Para todas elas, o Academia coloca professores e professoras de destaque no mercado e que ajudam os alunos dar um boom na carreira.


Com essa qualidade, eles conseguem oferecer cursos mais conceituais e outros práticos. É ideal para quem quer se aprofundar e entender como incluir a direção de arte nos filmes. Para conferir, é só clicar aqui.


Crehana


Para quem quer aprender direção de arte de maneira mais publicitária, o curso da Crehana é o mais indicado. Com ele, você aprende a colocar em prática ideias de direção de arte voltadas para vender coisas.


É claro que para um curso desse você vai precisar conhecer um pouco de publicidade. Então, a gente diz desde já que ele é mais indicado para quem já é da área e quer se aprofundar.

No fim das aulas, os alunos fazem uma campanha de Natal para a Coca-Cola! E, é claro, todos ganham certificado.


Aprendendo com filmes


Por fim, vamos deixar aqui um texto bem bacana do Instituto de Cinema com uma lista de filmes com direções de arte premiada. Tem obra brasileira, japonesa, americana e vários países. Para assistir, é só clicar aqui.



E aí? Gostou do texto? Esperamos que sim. Para ajudar o 7, dá uma olhada nas nossas redes sociais, não deixe de seguir a gente e continue aprendendo cada vez mais sobre cinema. Um abraço.

newsletter.png

RECEBA NOSSA NEWSLETTER!